OUTUBRO ROSA 2021

Outubro, mundialmente conhecido como Outubro Rosa, foi o mês escolhido para a divulgação de campanhas que alertem a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e também para a disseminação de dados preventivos.

O câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam-se 66.280 novos casos no Brasil em 2020. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Apesar de sua causa ser considerada multifatorial, envolvendo fatores biológicos, vida reprodutiva e histórico familiar, cerca de 30% do risco de desenvolver câncer de mama está relacionado ao comportamento e estilo de vida. Portanto, prevenir é a melhor opção. A adoção de hábitos saudáveis somados ao autoexame são fatores decisivos. O diagnóstico precoce também é parte fundamental neste contexto. Ele aumenta de forma significativa as chances de cura e a descoberta pode ser feita pelas próprias mulheres.

Quantas campanhas sobre prevenção do câncer de mama você se lembra de ter visto nos últimos anos e o quanto aquelas informações te motivaram a ter um olhar mais atento para você? Essa campanha é sobre VOCÊ! Falamos tanto em prevenção e novos hábitos nos últimos meses, que tal incorporar mais um bom hábito no seu dia a dia?

Dedique alguns minutos por semana para se observar sozinha. Realize o autoexame pelo menos uma vez por semana e, ao perceber qualquer alteração, procure o seu médico. O cuidado e a atenção contínua com a própria saúde são as melhores maneiras de prevenção.

Embora pareça difícil, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar as chances de enfrentamento da doença.

Ajude na disseminação dessas informações. Compartilhe este conhecimento com familiares e amigos, e estimule os cuidados com a saúde. Esteja atenta ao seu corpo e conheça os principais sinais e sintomas do câncer de mama para conseguir identificá-lo:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

Caso identifique alguma destas alterações nas mamas procure imediatamente um médico da nossa rede credenciada para avaliação diagnóstica.

Fontes:

Dra.Bruna Baldissera – Médica oncologista e responsável técnica pela Clínica de Oncologia da Unimed

INCA: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama