Maio Amarelo 2021 terá como tema “Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito”

Maio amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito e para chamar a atenção aos altos indices de mortes e feridos no mundo.

A cor amarela foi escolhida porque é a cor da advertência e é facilmente reconhecida em placas de trânsito alertando perigo a frente  e porque o amarelo é um sinal de alerta no trânsito reconhecida  em todo o mundo.

O Maio Amarelo não é um movimento isolado pois é organizado em 27 países diferentes. No Brasil, fica sob a responsabilidade do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). No ano de 2019, passou a contar também com o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores — ANFAVEA.

2020 encerrou, sem sucesso, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2009, e que chamava a atenção dos países para o alto número de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo.

Na Conferência Mundial de Segurança Viária, realizada em fevereiro de 2020 na Suécia, a ONU e a OMS, fazem novo chamamento para uma 2ª Década de Ação, com o mesmo objetivo anterior ou seja reduzir em 50% o número de mortes no trânsito em 10 anos.

Apesar das medidas de restrição de circulação devido a pandemia, o Brasil segue registrando uma média anual de 30.000 óbitos causados por acidentes. Isto implica que mais ou menos 80 pessoas morrem por dia no Brasil como consequência de um acidente de trânsito, sendo 70% das vítimas são jovens entre 18 e 34 anos.

Com o tema deste ano, o intuito da campanha é trazer mais empatia, consciência e harmonia na relação das pessoas com o trânsito, buscando com respeito e responsabilidade um trânsito mais humanizado.

Além do respeito às leis de trânsito, outras formas de prevenir acidentes são garantindo as melhores práticas de manutenção para o seu veículo, evitar o mau comportamento no trânsito, evitar o uso do celular enquanto dirige, e se dirigir não ingerir bebidas alcoólicas, dentre outras.

Para acessar a íntegra das matérias sobre a Campanha do Maio Amarelo acesse:

https://maioamarelo.com/observatorio-lanca-o-tema-do-maio-amarelo-2021/