JANEIRO BRANCO – Quem cuida da mente, cuida da vida!

O mês de janeiro por si só, já é um mês de reflexão e introspecção e auto avaliação portanto, ideal para que se tenha uma campanha que reforce a necessidade de termos mais cuidado e atenção com nossa saúde emocional.

Janeiro Branco é uma campanha, concebida e realizada por psicólogos e estudantes, tem a missão de despertar sociedade e governo para a promoção e prevenção em Saúde Mental e Emocional da população, e provocar a reflexão de que inúmeras situações cotidianas vividas – das individuais às coletivas – possuem íntima relação com a condição psicológica e emocional dos indivíduos e que, portanto, investir em Saúde Mental e Emocional é para todos.

RISCOS PARA A SAÚDE MENTAL

A saúde mental é definida como um estado de bem-estar no qual a pessoa é consciente de suas próprias capacidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir com a sua comunidade. Ou seja, é estar bem com você mesmo e com as pessoas à sua volta.

Situações que envolvem novos desafios, adolescência, menopausa, envelhecimento, perda de familiares, divórcio, desemprego, dificuldades financeiras, entre outras, podem causar sofrimentos e perturbações da saúde mental dificultando significativamente os relacionamentos e a realização das atividades simples do dia a dia.

Os transtornos mentais são comuns em todo o mundo.  A depressão, que muitos consideram uma “besteira” ou “frescura” é o grande mal de nossa época e em 2020, espera-se que ela se torne a segunda maior causa de afastamentos, perdendo apenas para as doenças cardíacas.

Num tópico intitulado No health without mental health, o relatório da OMS informa que existem estudos apontando que pacientes que possuem atitudes negativas em relação à vida, idéias depressivas e afins, têm mais dificuldades em atingir a recuperação de quadros patológicos do que aqueles que assumem uma postura mais positiva frente às situações que estão enfrentando.

Outros dados relevantes:

  • Desnutrição aumenta o risco de déficit cognitivo e motor em crianças;
  • Doenças como as cardíacas, câncer e HIV/AIDS aumentam o risco de depressão.
  • O estresse pode causar infarto e morte súbita.

SAÚDE MENTAL E TRABALHO

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, investir em saúde mental traz retorno até 4 vezes maior em capacidade de trabalho. Cada US$ 1 investido na ampliação do tratamento para transtornos mentais comuns, como depressão e ansiedade, resulta em um retorno de US$ 4 em melhores condições de saúde. Portanto, investir em saúde mental é  bom para a saúde de maneira geral  e bom para a economia. O ambiente laboral pode, inclusive, ser um lugar que estimule a prática de bons hábitos e propicie a recuperação do prazer nas atividades diárias.

Há sofrimentos que podem ser prevenidos! Dores que podem ser evitadas. Violências que podem ser impedidas, cuidadas ou reparadas. Exemplos que podem ser partilhados, ensinamentos que podem ser difundidos em nome de pessoas mais saudáveis e mais bem resolvidos em termos emocionais.

O PROJETO JANEIRO BRANCO FAZ DO MÊS DE JANEIRO UM MARCO TEMPORAL ESTRATÉGICO PARA QUE TODAS AS PESSOAS REFLITAM, DEBATAM E PLANEJEM AÇÕES EM PROL DA SAÚDE MENTAL E DA FELICIDADE EM SUAS VIDAS. PARTICIPE E AJUDE A DIVULGAR ESSA IDEIA!

#VemPraSaudeMental, é o recado que o Janeiro Branco dará ao mundo em 2019

Fontes:
janeirobranco.com.br
www.who.int   
Organização Mundial de Saúde
 www.paho.org
 Organização Pan-americana de Saúde